top of page

O impacto da etiqueta na decisão de compra

  • Foto do escritor: Letícia Oliveira
    Letícia Oliveira
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Quando pensamos em que influencia um consumidor na hora de escolher um produto, falamos muito sobre preço, modelagem, cores e tendências. Mas há um elemento, muitas vezes esquecido, que faz toda a diferença na percepção de valor: a etiqueta.


Antes mesmo de vestir, o cliente toca. E o toque comunica. Uma etiqueta bem feita, com textura agradável e acabamento bem planejado, transmite imediatamente uma sensação de qualidade e cuidado.


Essa primeira experiência física pode reforçar — ou derrubar — tudo o que sua marca construiu até ali em termos de imagem. É mais do que um detalhe: é um sinal de posicionamento. A etiqueta carrega informações visuais e táteis que conectam com o posicionamento da marca.


Cada escolha comunica algo; e o cliente percebe. Da mesma forma, uma etiqueta mal pensada ou com acabamento inferior pode gerar desconforto, parecer genérica ou amadora, e até causar dúvidas sobre a qualidade do produto.


Se o consumidor hesita na compra por algo pequeno, é sinal de que esse pequeno item tem grande peso.



É O QUE FICA NA MEMÓRIA (E NO GUARDA-ROUPA)


Muitas vezes, a etiqueta é o único elemento com o nome da marca presente no produto. Ela é o que permanece depois da compra. É o que aparece em uma foto, o que é lembrado ao vestir, o que cria identificação.


Por isso, nós não tratamos etiqueta como detalhe, e sim como estratégia de marca. Se você quer criar um produto memorável, comece pelos detalhes que o cliente vai sentir — e lembrar.


ree

Etiquetas bem desenvolvidas agregam valor percebido ao produto. Em mercados onde o consumidor está cada vez mais atento aos detalhes e disposto a pagar mais por qualidade, diferenciação e propósito, esse tipo de cuidado pode ser o diferencial entre ser mais uma marca no cabide ou a escolhida.


Etiqueta é identidade. É lembrança. É elo.

Comentários


bottom of page