Empresa

A Helvetia está entre as maiores empresas do segmento na América Latina. Nossa missão diária é a criação e produção de etiquetas, galões e tecidos em Jacquard. Estamos sempre atualizados às tendências que a moda nos impõe, desta maneira sempre levamos o que temos de melhor a todos os nossos clientes, criando relacionamentos caracterizados pela transparência, simplicidade, colaboração e clareza. Para ler as normas clique aqui


Em 1912, desembarca no Rio de Janeiro, vindo de Portugal e sem acompanhantes, o menino Roberto Bebianno Costa, com seus 12 anos de idade. Seu pai, devido ao grave estado de saúde de sua esposa, decidiu enviar os filhos homens para outros países de língua portuguesa, pois não tinha condições de cuidar de todos.

O jovem Roberto, um autodidata com força de vontade invejável, buscou nos livros e nos "bicos" que fazia para sobreviver, a cultura e as vivências necessárias que o ajudaram a construir uma das empresas têxteis mais tradicionais deste país na fabricação de etiquetas.

Histórico

Em 1947, o já Sr. Roberto, financeiramente realizado após anos de muito trabalho como vendedor de tecidos adquiriu a Franco e Figueira S.A, empresa fundada em 1932, que fabricava etiquetas e fitas bordadas.

Uma das primeiras medidas do Sr. Bebianno, foi investir no aumento da capacidade produtiva da fábrica, através da compra de teares de lançadeira, os mais modernos da época, importados da Suíça.

Os selos da correspondência recebida de lá, levam até hoje o nome HELVETIA (a Suíça usa o nome de Helvetia, originário dos helvéticos, um povo que ocupou a região). O Sr. Bebianno sente empatia por essa palavra e decide renomear a empresa chamando-a de HELVETIA.

Em 1961, após anos de crescimento regular, a empresa recebe a 2° geração da família, quando o engenheiro Sr. Eurico Bebianno Costa, na época com seus 23 anos, atendendo ao desejo de seu pai, decide trocar um importante estágio numa gigante multinacional por uma carreira na empresa familiar.

Histórico

Em 1980, o Sr. Eurico decide, num ato de pioneirismo, adquirir uma leva de teares eletrônicos de última geração, inexistentes no Brasil. Daí em diante, a Helvetia só cresceu.

Na década de 1990, após anos de pesquisa, desenvolveu e lançou uma linha de tecidos Jacquard para confecções, forro de vestuário, decorações, calçados e bolsas além de uma linha de brindes promocionais, todos forrados com tecidos.

Atualmente é considerada uma das maiores empresas do segmento na América Latina onde além de atender todo o mercado nacional, amplia sua participação nas exportações.

Seus principais produtos continuam sendo as etiquetas e fitas bordadas, com aplicação nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas e brindes promocionais.

Histórico

Com um parque fabril de quase 6.000 metros quadrados, a linha de produção da empresa conta com urdideiras próprias e teares com capacidade produtiva total de mais de 3 milhões de metros mês, o que equivale a mais de 700 milhões de etiquetas ano.

A empresa, no decorrer dos anos, foi ampliando e diversificando sua linha de acabamento de etiquetas e tecidos. Hoje os maquinários são todos importados e de última geração, nos permitindo uma linha de produção totalmente automatizada e de alto nível de qualidade.

Fábrica

Outros destaques no setor de acabamentos são as etiquetas recortadas a laser que permitem ao cliente os mais variados tipos de cortes irregulares e escritas finas.

Grande apelo no mercado de camisarias, as etiquetas cortadas com tecnologia ultrassom, também fazem parte de uma gama de produtos que poucas fábricas no mundo possuem. A principal característica deste tipo de etiqueta é a suavidade, a qual elimina a irritação no pescoço do consumidor.

Missão: Estar atenta ao desenvolvimento de novas tecnologias e as mudanças vinculadas à moda, levando a nossos clientes produtos modernos e com extrema qualidade, conforto e bem estar.

Visão: Sermos referência no segmento de etiquetas bordadas e tecidos e também reconhecidos por nossa competência empresarial, apresentando níveis de excelência em produtos, prazos e tendências aos Clientes.

Valores: A Helvetia acredita que o crescimento pessoal e profissional depende da capacidade que cada pessoa tem de conduzir seu próprio desenvolvimento e acredita que a força de vontade de cada um é aquilo que os difere. Nossas relações entre fornecedores, clientes e parceiros têm como base o respeito, ética, transparência e o comprometimento. Acreditamos que o trabalho em harmonia e união, é a melhor forma de agradecer pela oportunidade de ser útil.

Investir em ações sociais é um dos deveres da Helvetia. Ciente de que junto com os clientes, seus colaboradores são seu maior patrimônio, a Helvetia procura de forma constante elaborar meios para manter um ambiente de trabalho agradável e transparente onde se busca o aprimoramento pessoal e profissional de todos.

Regularmente, são oferecidos treinamentos para todas as áreas, tanto na parte técnica como na humana. Existe na empresa uma Comissão formada por pessoas da alta administração e também de cada setor da empresa, de forma que essa aproximação gere discussão de temas setoriais e também estratégicos. Essa comissão chama-se Comitê Participativo.

ABVTEX

A empresa, sempre atenta com os cuidados ao meio ambiente, mantém seu processo produtivo, livre de qualquer forma de contaminação a afluentes e de forma alguma libera resíduos tóxicos no ar.

ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, fundada em 1999, representa as principais redes do varejo nacional que comercializam vestuário, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho. A entidade mantém-se fiel aos seus princípios que são a ética e o respeito à legislação, apoiando ações que visem à responsabilidade social, a formalização nas relações comerciais e o combate à concorrência fraudulenta.

Amigos

A iniciativa de um grupo de amigos liderados por Alcione de Albanesi, que levava às famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas, tornou-se um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis, que hoje movimentam a vida de mais de 60 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco.

Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas a fim de promover uma transformação efetiva na vida das milhares de pessoas atendidas.